segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Deixe-nos PARIR!!! ~ por Ana Cristina Duarte

Amiga parteira, amiga(o) médica(o): quando a gestante te ligar dizendo que está com medo, está cansada, está com dor no ciático, está muito inchada, descarta qualquer patologia (por telefone ou pessoalmente), o seu papel é de acalmá-la, trazer à realidade, lembrá-la do quão importante é o parto natural para ela e para o bebê, lembrá-la de que qualquer intervenção agora sem uma razão clínica, não é a melhor escolha para eles. Ela não está pedindo uma cesárea, nem internação, nem indução, nem intervenções. Ela quer ajuda! E essa ajuda pode ser uma massagem, acupuntura, conversar com a doula, passar em consulta com você para se acalmar, frequentar o grupo de apoio, escrever para o grupo virtual de mães, etc..
Querida(o)s Amiga(o)s profissionais de saúde: as mulheres querem ser cuidadas, só isso. E nem sempre abrir a barriga ou interromper a gravidez daquela mulher sem uma razão clínica é o melhor cuidado que se pode oferecer!
Se você não aguenta mais, procure seus colegas mais "radicais". Divida suas angústicas! ACD


5 Técnicas de Assistência ao Período Expulsivo (TAPE), para médicos, enfermeiros obstetras e obstetrizes (dados ainda não publicados):
1) Sentar sobre as próprias mãos até ficarem dormentes. Soltar as mãos e balançar no ar até a circulação voltar. Sentar novamente. Repetir até o nascimento da cabeça do bebê.
2) Tricot: aprenda pelo menos dois tipos de ponto, use um durante as contrações e o outro nos intervalos das contrações. Ao nascimento do bebê, verifique o tamanho do cachecol que você fez!
3) Pintura de mandalas: pinte com o máximo possível de cores, sem errar e sem sair da linha. Se sair, comece outra. Não pare antes de completar uma mandala inteira de pelo menos 20 cm de diâmetro, ou um bebê nascido, o que vier primeiro.
4) Apneia: durante a contração, prenda a respiração. Nos intervalos, respire profundamente com os olhos fechados. Conte os segundos com os dedos das mãos, para mantê-las ocupadas. Se sentir tontura, saia da sala por 30 minutos. Volte depois que se recuperar, e recomece.
5) Massagem: escolha outro membro da equipe e faça uma massagem completa com o óleo da doula, começando pelo couro cabeludo (sem óleo), depois nunca, ombros, braços e mãos, principalmente. Se você tem mais intimidade com o outro membro (e por favor, não precisa entrar em detalhes), pode continuar com a massagem até onde achar apropriado. Se necessário, solicite um recinto privativo para a enfermagem. Depois invertam. Parem quando o bebê estiver nascendo. Se você estiver sem roupa, pare quando estiver coroando e vista-se adequadamente.


Atenção amigo obstetra: bolsa rota prematura, sem infecção, não é para fazer uma cesárea. É para aguardar, fazer antibioticoterapia, corticoide, exames, repouso, internação, mas não é para fazer uma cesárea. Entenda, amigo, que nem tudo nesse mundo se resolve com cesárea. Tudo bem? Estamos combinados? Porque olha, quando você opera esse prematuro, ele pode morrer, viu? OU ter graves sequelas, porque ele é PRE-MATURO (AINDA NÃO ESTÁ MADURO). Posso desenhar, sem problemas.

Ana Cristina Duarte


Nenhum comentário: