quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Gravidinha? Maezinha? Oi? ~ por Leila Katz


"Entenda porque tratar as mulheres com termos diminutivos, não faz parte do vocabulário de ativistas e de profissionais humanistas que levantam a bandeira da humanização do parto e nascimento e mude de uma vez por todas o seu vocabulário também. 


Pois é, gente! Tratar as gestantes, as parturientes, por mãezinha ou gravidinha é uma questão de neurolinguistica. Não que o termo esteja sendo usado de forma intencional, não acho que seja isso, imagino que queremos ser carinhosos até… mas as vezes as palavras tem poder!!!
Chamar minha paciente, minha doulanda, é de certa forma tomar posse dela e da gestação dela… Ela não é nossa, nós é que acompanhamos aquela pessoa, que é dona de si, de seu corpo e de sua gestação.
Chamar de qualquer coisa “inha”, é infatilizar. Isso é algo que vem sendo estudado pela antropologia, faz parte das coisas que foram introduzidas na assistência o parto para tirar o parto da mulher, diminuí-la e infantilizá-la, assim como a tricotomia. REPITO: Não que isso seja feito de forma intencional de jeito nenhum, mas é algo que nos foi passado e que perpetuamos, mas que faz mal!! Eu mesma, quando ensinada no modelo tradicional, falava dessa mesma forma, chamava de maezinha, dizia que tinha feito o parto de fulana, chamava de minha paciente… Mas quando comecei a “enxergar a luz”, vi que além de mudar práticas, precisamos também mudar a forma de falar, pois na verdade, a mudança das práticas em nós mesmos e nos outros, passa pelo nosso discurso e como nos refirimos as coisas e  também!
Outro exemplo disso que combato diariamente é aquele vicio de dizer “eu fiz o parto de fulana”.
Hoje, exatamente como forma de ensinar aos outros, eu faço a correção: você não faz parto de ninguém ao não ser o seu (se for mulher), nós profissionais de saúde podemos fazer uma cesárea, aplicar um fórceps, fazer uma indução. Mas quem faz o parto é a mulher!!!
Quando faço essas correções, alguns reagem assim: Ah, é a mesma coisa, é isso mesmo. Mas não é!!! Porque até a forma como você se refere a o que acontece, interfere no que acontece!
Então entendam, modificar esses termos parece uma coisa secundária e usá-los parece ser inócuo, mas não é…
E quando alguém abordar isso, não se ofenda! Garanto a vocês  que essa pessoa, assim como eu e tantas outras pessoas formadas dentro do modelo tradicional de assistência ao parto e que despertaram para a humanização do nascimento, também luta para humanizar a  forma de falar  e devolver o protagonismo à mulher!"

Leila Katz ~ Obstetra, doutora em tocoginecologia pela UNICAMP, trabalha em Recife/PE no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP) coordenando a UTI Obstétrica e o setor Aconchego (o setor aconhego é um setor no IMIP de parto humanizado, que atende apenas baixo risco num sistema PPP atendido por Enfermeiras Obstetras). É ativista e militante pela Humanização do Nascimento

Nenhum comentário: