sábado, 8 de fevereiro de 2014

Coisas que você deve saber sobre canhotos ~ por Camila Gomez


Viver em um mundo completamente adaptado para pessoas destras não é tarefa fácil se você é canhoto. 
Entre cinco e seis anos de idade, as crianças começam a manifestar se serão destras ou canhotas, isso porque elas começam a frequentar a escola e, assim, começam a usar o lápis frequentemente. Mas o que fazer se nosso filho é canhoto? Como podemos ajudá-lo? Existem produtos que facilitem seu processo de aprendizagem? A seguir falo sobre minha experiência como canhota em um mundo feito para destros.
  • Tenha em mente que entre 5% e 10% das pessoas são canhotas. Você nasce canhoto, não é uma habilidade que possa ser desenvolvida com o tempo, é por isso que você deve saber que se um dos pais é canhoto, provavelmente seu filho ou filha tem maior probabilidade de ser também.
  • Não tente nunca mudar a lateralidade da criança. Antigamente pensavam que ser canhoto era ruim, eles amarravam a mão de quem era canhoto ou batiam nela cada vez que tentavam fazer algo com ela. Hoje sabemos que não é nada do outro mundo ser canhoto e que é uma condição totalmente normal, se tiver alguma dúvida sobre como lidar com isso recorra a algum site especializado no tema para procurar por orientação.
  • Considere que é normal ter problemas nas primeiras aprendizagens escolares. Por isso é importante avisar na escola que a criança frequenta que o uso da mão esquerda é predominante nela, para que os professores levem em conta algumas técnicas de apoio pedagógico.
  • Na mesa, sempre sente o canhoto deixando seu braço esquerdo livre. Desta maneira não irá bater no braço de uma pessoa que esteja ao seu lado comendo ou escrevendo. Isto evita que ele se distraia e o colega de mesa o incomodará menos.
  • Compre lápis de formato triangular ou de 6 lados. Os canhotos têm um melhor controle com esses lápis e são mais confortáveis.
  • Procure canetas de secagem rápida. Isso seria bom, pois ao escrever ele cobre as letras e vai passando a mão sobre elas, manchando as folhas e a ele mesmo.
  • Procure por itens e lojas especializadas. Recortar pode ser um verdadeiro desafio nas primeiras tentativas, é por isso que o mercado tem lançado diversos produtos para tornar o aprendizado mais fácil, entre eles você pode encontrar tesouras, lápis, cadernos, relógios, facas, copos, etc.
  • Não faça com que a criança se sinta diferente das outras. Ser canhoto não é uma doença, então não precisa de cura, nem faz as pessoas diferentes. Ofereça-lhe os instrumentos adequados para o seu desenvolvimento, mas NUNCA a trate diferente dos seus outros filhos.
  • Corrija com amor os problemas de caligrafia. Escrever torna-se um desafio quando você é criança e não entende muito bem como segurar um lápis que não se encaixa bem em sua mão. É por isso que se seu filho já conseguiu escrever as primeiras palavras é hora de corrigir sua caligrafia com amor e não com críticas, uma vez que só irá gerar frustração e fazer com que a criança não tenha vontade de continuar aprendendo.
Viver em um mundo onde nada é feito para quem é canhoto é complicado: vivo isso diariamente. Durante minhas aulas geralmente não há mesas para mim e eu tenho que me sentar em uma posição desconfortável. Aprender a cozinhar foi um desafio e ainda o é, usar a faca "ao contrário" é uma provação! E embora eu tivesse que aprender, por uma força maior, a cortar com a mão direita, pois na minha época não existiam tesouras para canhotos, ainda existem coisas as quais sou completamente incapaz de fazer com a mão direita. E entender que o meu mundo seria "ao contrário" quando tinha seis anos não foi algo fácil para mim, nem para minha família. Mas devo reconhecer que a paciência infinita de minha mãe fez com que eu pudesse aprender rapidamente coisas que para os outros era um desafio. Cada vez que as coisas ficavam "complicadas", ela as fazia em espelho: ela se sentava na minha frente e eu, olhando para ela, conseguia entender melhor o que ela queria me ensinar.

Não duvide das capacidades de seu filho, ele é um ser maravilhoso que veio para lhe conquistar com o outro lado do cérebro, mas do lado do coração.

Fonte: Família.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

Lindo...amei o que você escreveu....sou canhota e realmente é difícil exercer algumas atividades..mas não é impossível....que cada mãe e pai ao ler este artigo ensine com amor seus "canhotinhos(a)". Parabéns!!!

Unknown disse...

Matéria maravilhosa!Realmente não sabia de dicas especializadas para canhotos,sou canhota e tem grande probabilidade de meu filho também ser,então já pego as dicas fresquinhas para um melhor aprendizado.Obrigada