quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Comer por dois ou para dois, eis a questão!!! ~ por Aline Ribeiro


Fonte da imagem

"Olá pessoal!!! Este é meu primeiro post no blog, meu nome é Aline, sou esposa, mãe de um bebê ( de parto normal) que acabou de completar 1 aninho e sou nutricionista.
Então estou aqui para deixar algumas dicas de alimentação na gravidez, amamentação, alimentação nos primeiros meses de vida de nossos bebezinhos e primeiros aninhos...e outras coisas...e qualquer dúvida, só perguntar, estou aqui para isso...
Bem...mas vamos lá no que realmente interessa...
Provavelmente vocês já devem ter ouvido aquela famosa pergunta: Grávidas devem comer por dois? E a resposta vocês também já devem ter ouvido: Nãooooo...e sim devem comer para dois. Mas por que?
Muitas grávidas aproveitam este momento para “tirar a barriga da miséria”, hehe. E aproveitam pra comer demais e acabam por engordar mais do que o necessário, o que além de ser mais difícil de perder depois, também pode acarretar alguns problemas durante a gestação, como pressão alta, diabete gestacional, entre outras coisas...
Na verdade, o mais importante não é aumentar a quantidade e sim, muitas vezes, mudar a qualidade da sua alimentação, porque todos os nutrientes do que você come vai para o bebê, aí a importância de ter uma dieta bem balanceada,consumindo alimentos de todos os grupos ( carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e sais minerais).

Em contrapartida, tem algumas mamães que resolvem fazer dieta por medo de engordar muito, mas esse NÃO é o momento para isso, não deve-se ficar mais do que 3 horas sem se alimentar, não ficar longos períodos em jejum, pois na gravidez é necessário mais nutrientes para a saúde do bebê e da mãe também, ao fazer dietas ou ficar muito tempo sem comer, pode haver uma carência de nutrientes o que pode prejudicar na boa formação do bebezinho que tanto amamos mesmo antes de conhecê-lo e trazer alguns prejuízos pras mamães também na carência de vitaminas, pois o bebê vai retirar o máximo que puder do organismo da mamãe. Quem já ouviu falar de gestantes que ficaram com dentes moles ou até mesmo os perderam? Ou gestantes com anemia? Pois é... esse é um tempo de amor e carinho por nosso bebezinho e por nós mesmas. Então...comer PARA dois meninas. Mas é isso, acho que já falei demais...beijinhosss."

Aline Diniz G. Ribeiro

Nenhum comentário: