sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Os "mimimis" nosso de cada dia


Sabe quando estamos cansados de ouvir mentiras/ mitos a mesma coisa todo dia como se isso fosse verdade e começa a ficar chato, isso é um "mimimi" risos
Somos nós ativistas, um pouco em cada lugar e juntos somos muitos <3

 Nós lutamos pelo respeito e humanização no trato à gestante, acompanhante, TP, parto, puerpério... Passamos informações com base em evidência científica; isso significa que as milhares coisas que compartilhamos em redes sociais a fora, não são achismos e muito menos pitacos.
São informações para ajudar VOCÊ que escolheu se submeter a uma cirurgia cesária e não teve informações suficientes e/ou uma boa estrutura (não as paredes, o prédio lindo que você escolheu para ter seu filho), digo o profissional para conversar sobre o melhor para o nascimento e recuperação materna. 
São informações para VOCÊ que foi enganada pelo seu G.O. fofinho a fazer uma cesária porque havia circular de cordão, sua pressão estava baixa, porque você calça nº 34/35...
Sabe o que é um mimimi? Ouvir alguém dizer que confia cegamente em seu G.O. porque conhece ele (a) há anos, e o tal disse que faria seu PN, mas nas últimas do segundo tempo, ele te pediu uma USG (ultra não tem necessidade no final da gravidez), dizendo que seu bebê estava em sofrimento fetal, entretanto, nasceu de cesária com apgar 8/10 (se estava em sofrimento fetal não nasceria com essa "nota"). 
É um mimimi você dizer que seu G.O. estudou para isso e sabe o que está fazendo. (Moça, será que ele se atualiza?), 
É um mimimi VOCÊ acreditar em um Hospital/Maternidade com índices alarmantes de cesária e dizer que todas  foram necessárias.
É um mimi VOCÊ não ler sites/blogs confiáveis (o que seria? De profissionais que estudam sempre, que pesquisam, que dão palestras, que vão em palestras/ Work Shops etc), e vir debater com informações da revista "Pais e Filhos".
É um mimimi VOCÊ dizer que não é "menas mãe" por ter feito uma cesária (ninguém é 'menas' ou mais mãe pela forma que o filho nasce). 

Passamos essas informações viral para VOCÊ que pretende engravidar ou já gesta e quer dar amor e respeito para seu filho no nascimento. Para VOCÊ que quer informação que realmente vale a pena. Para VOCÊ que não se conforma com o sistema obstétrico brasileiro cheio de rotinas desnecessárias com mulher e bebê.

Agora quer o pior mimimi? É quando uma mulher OUVE, LÊ que teve uma desneCESÁRIA, e ela se conforma, defende, implica com quem quer lhe abrir os olhos. Se VOCÊ se incomoda, acha ruim, quando vê/lê algumas postagens de ativistas do Parto Normal... REPENSE, algo está doendo em VOCÊ, e só VOCÊ pode mudar essa história, ou curar essa ferida. 

Sabe porque tanto VOCÊ? Porque VOCÊ que escolhe tudo o que quer viver, VOCÊ que é responsável pelo bem estar daquele que você gesta. VOCÊ que pode mudar sua história. Ou VOCÊ que foi vítima do sistema cesarista do Brasil.

Vem! Vem pra cima, vem fazer parte, vem se informar, vem se empoderar, processa teu G.O., acorda! VOCÊ pode parir (e vai descobrir um outro mundo com isso, certeza), VOCÊ foi feita pra isso! Saia da defensiva, saia desse sistema!!!!

Nádia

Nenhum comentário: